quarta-feira, maio 07, 2008

Relação entre a Taxa de mais-valia e a alienação do trabalhador

A taxa de mais-valia (TMV) mostra a relação na jornada de trabalho entre o trabalho necessário (TN) e o trabalho excedente (TE). A jornada de trabalho é o período em que o trabalhador produz determindo quantum de valor suficiente para o seu sustento diário, ou seja, é igual ao trabalho necessário (TN). Com o advento do capitalismo e a venda da força de trabalho, a jornada de trabalho tornou-se mais prolongada, juntando trabalho necessário uma parcela chamada de trabalho excedente (TE). O trabalho excedente proporciona ao capitalista a expropriação da mais-valia, quanto maior o TE, maior a mais-valia. A TMV também aumenta com o prolongamento do TE.
A alienação do trabalhador acontece no momento em que o trabalhador vende a sua força de trabalho para o capitalista em troca de um salário. A alienação será tanto maior quanto maior for a jornada de trabalho. Pressupondo uma jornada com trabalho necessário fixo, a alienação aumentará com o aumento do TE, e consequentemente há uma relação direta entre a alienação e a TMV.

A questão do trabalho socialmente necessário

Trabalho socialmente necessário é o tempo de trabalho social médio utilizado no processo de produção de determinado produto. O trabalho socialmente necessário determina o valor social da mercadoria. O valor de um produto é medido pelo tempo de trabalho despendido para produzi-lo. A mercadoria quando pronta, será vendida com base no trabalho cristalizado nela. O tempo de trabalho deverá ser calculado com base no tempo médio de produção da mercadoria por diferentes produtores, pois, cada produtor irá levar mais ou menos tempo dependendo de suas habilidades. O aumento da produtividade em determinado setor de produção influi diretamente no tempo de trabalho socialmente necessário, quanto maior a produtividade, menor o tempo de trabalho socialmente necessário naquele setor.

Diferença entre divisão do trabalho e divisão social do trabalho

A divisão do trabalho é o processo de produção através do parcelamento das etapas da fabricação de determinado produto, que visa aumentar a produtividade. Pode-se citar como exemplo a produção de um móvel, que envolve várias pessoas na confecção de suas diversas partes, cada qual fazendo uma parte do produto o qual será montado também em diversas etapas, cada qual com um trabalhador especializado.

A divisão social do trabalho engloba a produção agregada de mercadorias. Pode-se afirmar que o PIB de um país está diretamente relacionado com a divisão social do trabalho. A divisão social do trabalho tende a ser maior em países desenvolvidos. Enquanto a divisão do trabalho faz parte da otimização do processo de produção de uma mercadoria, a divisão social do trabalo mostra o grau de desenvolvimento de uma sociedade. Quanto maior o número de mercadorias existentes, maior o grau de civilização. Entenda-se mercadorias diversificadas, atendendo as mais diversas necessidades dos agentes econômicos.