quinta-feira, junho 14, 2007

Keynes e Marx

Dois expoentes da literatura econômica: Keynes e Marx. As transformações ocorridas na economia mundial sempre foi permeada por idéias desses dois pensadores da economia. Marx, ao demonstrar o funcionamento da economia através da exploração do trabalhador, deixou claro que o crescimento do capitalismo era resultado da expropriação da mais-valia. O capitalista é aquele sujeito que procura acumular riquezas através do trabalho alheio, quanto mais ele explora mais rico fica. Nesse círculo vicioso, a economia fica caracterizada pela desigualdade social, em que aquele que tem, cada vez tem mais. A saída, segundo Marx, estava no esgotamento desse processo devido a substituição da máquina pelo homem, ou seja quanto mais máquinas, maior será a composição orgânica do capital. Com isso, menos empregos, salários mais baixos e consequente colapso da economia devido a falta de demanda.
Keynes trouxe uma nova discussão acerca do papel do Estado na economia, ele demonstrou que a economia pode ter períodos de crescimento contínuo, evitando os ciclos de depressão. Para isso bastava que o Estado financiasse o consumo extra, necessário para atender uma demanda efetiva em uma situação de pleno emprego.
Com as idéias keynesianas, o mundo conheceu os anos dourados, período que vai de 1945 a 1970.

sexta-feira, junho 01, 2007

Contabilidade social, economia política e macroeconomia

A economia política aborda os aspectos relativos ás mudanças nas teorias que permeiam as ciências econômicas. Estas mudanças se processam na velocidade da história econômica, as leis ditas imutáveis em uma época, tornam-se apenas mais uma lição de como a economia é antes de tudo uma ciência humana.
Desde Adam Smith até Alfred Marshal a economia se ocupou de não incomodar o mercado, ou seja, o mercado é um ser dotado de vida própria, basta não interferir para que ele se auto regularize. Este pensamento mudou a partir da primeira metade do século 20, as mudanças demontradas no início do século exigiam uma nova interpretação da dinâmica do mercado. Entra em ação as idéias de intervenção moderada no mercado, apresentadas como um amontoado de análises sobre a determinação da renda agregada, a qual se tornou a macroeconomia conhecida até meados da década de 1970. Dentro da concepção de intervenção moderada e procurando formas de analizar os impactos, entrou em ação a contabilidade social, que vem suprir os economista com informações relevantes sobre os fluxos econômicos.
Atualmente a contabilidade social continua fazendo seu papel, houve mudanças em sua metodologia, porém ela é adotada na maioria dos países.
Já a macroeconomia teve mudanças no sentido de criar novas áreas e teorias, o que valia até a década de setenta, não vale mais atualmente.
A economia política ainda está presente através dos economistas e de suas teorias, demonstrando as nuances e as expectativas dos agentes.